Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

BLOGMAS | Dia 3: 10 curiosidades sobre o Natal

 

BLOGMAS | Dia 3

 

Todos adoramos o Natal, mas será que sabemos mesmo tudo sobre ele? Eu não sabia (talvez ainda nem saiba tudo), por isso achei que seria bom também partilhar com vocês, para o caso de não serem tão entendidos na matéria como eu.

 

01. Existe a noite do Krampus na Aústria.

Quem é o Krampus? Começo por vos dar a conhecer um pouco do Krampus (que até saiu/vai sair um filme com essa história): é uma criatura horrível, com chifres de cabra, cascos de fauno e o corpo coberto de pêlos. Ele aparece na noite do dia 5 e fica percorrendo as ruas durante 2 semanas, arrastando correntes enferrujadas e tocando sinos para assustar as crianças. É um anti-Pai Natal e, supostamente, capturava as crianças malvadas. Actualmente existe uma noite na Áustria em que cerca de 200 participantes se disfarçam deste demónio, com máscaras bastante elaboradas, e deambulam pelas ruas.

 

02. Os sinos espantavam os maus espíritos.

A única razão que leva a que os sinos estejam associados ao Natal, é a de que havia a crença de que ao tocarem espantavam os maus espíritos - coisa que no ponto 1 é para "assustar as crianças".

 

03. As pessoas devem beijar-se debaixo do azevinho como promessa de amor eterno.

Se alguém gostar de ti e tiver a triste ideia de usar um azevinho para te cravar um beijo, manda-o passear utilizando alguns conhecimentos de história: tudo isto remonta da altura dos druidas celtas, para os quais o visto era sagrado. De qualquer das formas, ainda há quem acredite que o azevinho seja o símbolo da protecção e o use pendurado numa porta ou no tecto, para que o amor perdure.

 

04. As bolas de natal surgiram como substituto das maçãs e pedras que eram usadas antigamente.

Agora vocês devem estar a pensar maçãs num pinheiro?, mas foi mesmo. No século 17, os Alemães decoravam a árvore de Natal com maçãs, porque era um peça milagrosa, uma vez que para eles, naquele tempo, o dia 24 de Dezembro era o Dia de Adão e Eva no calendário cristão do século 14 e 15. As maçãs eram usadas para explicar a Bíblia às pessoas analfabetas, em peças de teatro, daí é que tiraram a inspiração para as decorações.

 

05. Onde há Inverno, há bonecos de neve!

Mas sabe porquê? Pois, não tem qualquer tipo de significado, apenas é giro porque há neve (onde há) e porque as crianças ficam entretidas. De resto... não há um significado ligado ao Natal. Ohhh...

 

06. As estrelas são protecção divina.

São usadas, na maioria das vezes, por serem bonitas, mas elas têm mesmo um significado: são o símbolo da protecção divina. Na história dos Reis Magos, eles foram guiados por uma até ao local onde nasceu Jesus.

 

07. Teoricamente há 8 renas do Pai Natal, mas pelos vistos existem 9.

Os trenós tradicionais só levam 8, mas as do Pai Natal são 9, graças ao Rodolfo. Por ele ter um narizinho vermelho e brilhante, guia as outras através das tempestades.

 

08. A música Jingle Bells não é do Natal.

Toda a vida achei que esta música era do Natal, mas pelos vistos foi escrita para o Dia de Acção de Graças, que é um feriado importante da América do Norte.

 

09. A abreviatura X-mas para Christmas, vem do Grego...

... chi, que é representado pelo X e é a abreviatura para Christ em Grego.

 

10. A palavra Natal significa nascimento.

Primeiro foi Natividade e depois passou a Natal. Vem do latim Nativitas e em inglês diz-se Christmas, porque deriva do antigo Cristes Maesse, que mais tarde também se veio a chamar de Missa de Cristo.

 

E tu, que curiosidades é que conheces que possas partilhar comigo?

26 comentários

Comentar post