Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

 

Para quem o tem, a luta não é pequena. Seja ela interior como exterior. Há dias em que o corpo não dá descanso à alma, mas quando dá, é a alma que não lhe dá descanso a ele. Os doentes sofrem e lutam com todas as forças que têm e que não têm. Os familiares lutam por eles, apoiam-nos, mas também sofrem o bastante.

 

Ninguém gosta de ir a uma consulta e ouvir este nome, mais simpaticamente chamado de neoplasia. Lembro-me de levar o meu pai a um exame e ele sair de lá com uma carta a dizer que tinha uma neoplasia rectal e eu só pensei para comigo Que merda é essa que o meu pai tem?. Sei lá, para mim "neo" só fazia lembrar necrófagos e neolítico, não sei, devia ser a minha cultura geral que estava má. E estava mesmo. Assim que coloquei na barrinha do google neoplasia rectal, soube logo que era um tumor ou um cancro. Mas, felizmente, tudo se resolveu a tempo e estamos a atingir as rectas finais do sofrimento - esperamos nós, não é? Esperamos sempre.

 

Depois de descobrirmos o que ele tinha, começámos a ouvir falar muito disso. Que a prevenção - com os exames e essas coisas - para o cancro do cólon deve ser feita a partir dos 50. O meu pai tem 57.

É de salientar que muita gente, antigamente, morria com esta doença - cancro - sem saberem que a tinham. É triste, mas a falta de meios - € - e a falta de informações não ajudavam.

Também é de salientar que a prevenção é algo muito importante. Não custa nada pedir uns exames ao médico e fazê-los. Pode valer uns trocos, mas é melhor do que a própria vida. E se podem fazer por vocês agora, façam-no logo!

 

O cancro abre os olhos a muita gente que pensa que isto só acontece aos outros. Mas enganam-se. Antes ouviamos dizer fulano tem cancro!. Oh meu deus, o que é que isso era? Era raríssimo! Uma pessoa ter cancro tinha origens familiares ou então acontecia muito muito pouco. Actualmente, já não há dedinhos da mão para contar as pessoas à minha volta que o têm. É doloroso viver nesta realidade e, para ajudar - ou não -, nas notícias dizem que a percentagem de doentes que podem aparecer com cancro em 2015 é de mais 12,6% daquele que já há. Isto não assusta? A mim sim.

 

Protejam-se. Vigiem-se. Tratem-se. É o único conselho que posso deixar. É na prevenção que está o ganho. 

 

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Vanessa 05.02.2015

    Normalmente quando é apanhado no início, ainda conseguem tratar "a bem" da coisa, mas é preciso que o doente não ignore sintoma nenhum. Que assim que achar que algo não está bem, que o diga e que recorra a um médico.

    Infelizmente em Setembro perdemos um amigo da família que andou meses e meses a ignorar sintomas de alerta, como urinar sangue e dores na zona da bexiga. Isto não é um caso para se ignorar! Infelizmente os médicos tudo fizeram, mas de nada valeu. Sofreu até ao último dia, coitado.

    Só espero que as pessoas não tomem o cancro como uma doença qualquer, porque nunca é.
  • Imagem de perfil

    Claudia 10.02.2015

    Sem dúvida. Temos de estar atentos e ao mínimo sinal - médico!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.