Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

Movie Review | Carol

Carol

Carol, 2015

Duas mulheres que vivem descontentes com a própria vida: Therese Belivet trabalha na secção de brinquedos de uma loja e Carol Aird está a divorciar-se de Harge. Ambas conhecem-se na loja, quando Carol vai para comprar um brinquedo para a filha e aproximam-se ainda mais quando o Harge a impede de passar o Natal com a filha. Aí, Carol convida Therese para fazerem uma viagem pelos Estados Unidos e algo nasce entre elas.

 

Para mim, a personagem da Therese é simplesmente estranha. Parece meio apagada, desligada até, mas depois faz todas aquelas cenas pelo caminho. Tudo bem, isto passa-se em Nova Iorque, pelos anos de 1950, onde reina o preconceito contra os homossexuais, onde tudo e todos vivem das aparências e onde assumir que se gosta de mulheres (que é o caso) é um acto completamente imoral, principalmente se essa pessoa tiver filhos, o que é o caso da Carol.

Digamos que a escolha das actrizes foi certeira, porque trouxe à cena duas actrizes fortíssimas, que interpretaram na perfeição as personagens, a Cate Blanchett (como Carol) dá um toque bastante interessante ao filme, pela forma de falar, de agir, de olhar... só a forma como ela "seduz" a Therese já diz muito dela como atriz.

Ambas, como actrizes, mostram dois lados das personagens: a força e a fragilidade. Na Carol assistimos, praticamente o filme todo, a cenas de força, de superioridade, de classe... mas também a vemos em momentos frágeis, quando a filha vai com o pai, quando percebe que perde a custódia e quando tem uma ordem de afastamento. Até em frente ao marido e advogados, a vemos num momento frágil e ao mesmo tempo de força. É incrível!

 

Embora ache que algumas personagens não deram nada de especial ao filme, como o namorado dela, o Richard, e o Dannie, lá fizeram o seu papel e encheram chouriços na história. Acho até que eles fazem papel de idiotas e não de personagens interessantes, fora as principais. O Richard é um autêntico parvo que ali anda, completamente, e o outro idem aspas.

 

É interessante ver que as cenas do filme são todas elas ao estilo anos 50, com aquele quê de classe, de antiguidade, de antigo-actual, digamos assim. Até a trilha sonora é de valor!

A única coisa negativa que aponto é a falta de aprofundamento na história, embora já seja polémico pela história em si, podia muito bem ir mais fundo na questão, mesmo assim... é um excelente filme!

 

Classificação IMDB: 7,5/10

Classificação nuages dans mon café: 8/10

6 comentários

Comentar post