Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

Movie Review | Inside Out

Inside Out

 

Inside Out, 2015

Acompanhamos o crescimento da Riley desde bebé até à adolescência, quando o seu pai muda de emprego e a família se muda do Minnesota para São Francisco. No seu cérebro vivem cinco emoções (Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Repulsa) e são elas que gerem os estados de espírito da Riley. Quando acidentalmente a Alegria e a Tristeza se perdem no meio das memórias, apenas o Medo, a Raiva e a Repulsa comandam o seu cérebro. Enquanto vêem as secções da mente da Riley a desmoronarem-se, tentam encontrar o caminho de regresso, enquanto a família da Riley tenta lidar com todas as variações de humor e as atitudes que ela toma.

 

É mais um filme de animação, a personagem da Alegria não tem o grafismo que eu gosto à pala da iluminação que lhe deram (comparando com as outras emoções), mas a história é muito boa e é dos melhores filmes da Pixar dos últimos tempos - na minha opinião. Tenho a dizer que a história é algo que para as crianças talvez não seja tão perceptível como é para os adultos, até porque só as cores não alegram, digamos assim, a profundidade embutida na história.

A lição que retiramos daqui começa com a Alegria a mostrar que cada emoção tem de ser única, só com uma cor (que representa cada um deles) e não com outras emoções à mistura. Sendo a Alegria, tem um pensamento sempre positivo, sempre para cima e não dá espaço para que as outras emoções opinem ou tentem ajudar de alguma forma. Na adolescência passamos por grandes transformações, uma certo mixed feelings quanto a inúmeras coisas e isso está bem reflectido aqui.

 

No filme encontramos imensos conselhos quanto à vida, que são debitados de uma forma profunda e ao mesmo tempo leve, não nos é atirada à cara de uma só vez, quero eu dizer. Conseguimos aprender que não faz mal estar triste, ter raiva, nojo de alguma coisa de vez em quando, que não faz mal chorar e que - isto para as crianças/adolescentes - não choramos apenas por estarmos tristes, mas também porque estamos felizes, lá está, mixed feelings quanto a algo.

Quando vemos a mente dos pais a agir, percebemos o que é a maturidade, como é que se devem tomar decisões e isso também ajuda a que as crianças compreendam a mente de um adulto.

 

É um filme altamente recomendável, para crianças, adultos... não se arrependem de certeza, até porque filmes de animação não são só para crianças.

 

Classificação IMDB: 8,5/10

Classificação nuages dans mon café: 9/10

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Vanessa 06.11.2015

    Olha que vale mesmo a pena
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.