Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

Neve n.06: Nuvem lenticular e um bom restaurante

Serra da Estrela 2016

 

No nosso último dia, à saída do Hotel mandei um olhinho ao céu, pensei nada de neve, nada de estância, nem sequer há nuvens com má cara, tal não é o meu espanto quando encaro com esta bela menina: uma nuvem lenticular. Provavelmente para vocês seria só uma nuvem engraçada, mas são as nuvens mais espectaculares que tenho visto por aí, pelo mundo e que até já vi no Alentejo (milagre). Disse logo ao moço não posso deixar escapar esta e saquei da máquina e ~click.

 

Para quem não sabe, as nuvens lenticulares são formações estacionárias de nuvens, com formato análogo a fogo e lentes, que se formam em altitude (vejam mais no wiki ou escrevam o nome no google que vão adorar as fotos que existem destas aparições).

Realmente encontrá-la a 1500m de altitude, ali tão pertinho, nem dava para ver bem as características da dita cuja, mas eu fiquei tão intrigada, que no caminho todo até à Covilhã fiquei de olho nela para ver se tinha mesmo razão quanto ao tipo de nuvem. Acreditem, eu sou doida pelo céu, mas quando encontro achados destes... acho que os meus olhinhos até brilham (assim como quando vejo neve, percebem?).

 

Serra da Estrela 2016

 

Como podem ver, a constituição da nuvem é mesmo espectacular e este até é um plano dela já mais destruída. Sinceramente, acho que me estão a achar uma meteolouca, mas fenómenos atmosféricos assim apanho muito pouco... em comparação com os nossos vizinhos nortenhos, açorianos e madeirenses. Muito provavelmente o comum mortal (eheh) não ligaria nenhuma a esta beleza.

 

Outro lugar absolutamente espectacular que eu vos quero recomendar é um restaurante: Varanda da Estrela nas Penhas da Saúde. Eu e o moço, no ano passado, caímos no erro de ir ao café mesmo ao lado do Hotel Serra da Estrela para beber dois cafés e duas águas com gás. Pagámos 5,50€! Um autêntico absurdo e, escusado será dizer, nunca mais lá metemos os pés.

Um conhecido nosso, lá da Torre, recomendou-nos o Varanda da Estrela na altura, até acabámos por ir lá beber café, a um preço super razoável e igual a qualquer café fora da Serra da Estrela (0,60€) e ficámos de ir lá jantar uma vez. Não calhou no ano passado, mas calhou este ano. Minha gente, absolutamente divinal! O moço comeu Javali e eu Bochechas de Porco Preto. Tanto um como o outro, nunca tínhamos comido nada tão bom e... barato. O atendimento é fenomenal, a comida ~meu deus~, o espaço é super acolhedor e é tudo em conta.

Portanto, se algum dia estiverem na Serra, com muita fominha, vão às Penhas da Saúde, ao Varanda da Estrela, que lá comem às mil maravilhas e sem vos assaltarem a carteira. Fala a voz da experiência!

 

Serra da Estrela

 

//

 

Para ver mais posts sobre a viagem:

01. 02. 03. 04. 05.

8 comentários

Comentar post