Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

O luto

Luto é o tempo necessário para a mente entender

o sentimento de perda que o coração já sente.

 

Hoje compareci no funeral de um tio-avô do G, mas antes de ir nem sabia o que vestir. Perguntei à minha mãe e ela disse-me:

- Leva a camisola cor-de-vinho, não a usaste no funeral da tua avó?

- Mas tu viste essa camisola por acaso? Se eu não te tivesse contado uma semana depois, nem tinhas percebido.

- Pois não.

 

Sim, é verdade, devo ter pecado imensas vezes por ter usado vermelho no dia do enterro da minha avó e nos dias seguintes, mas eu não ligo ao luto, ao uso integral de cores negras/preto durante 1 ano ou meses e, muito menos, a deixar de ir onde quero - festas, etc. - por causa disso.

Respeito a minha avó, respeitei até ao último dia dela e continuo a respeitar, mas luto? Não, obrigado. E sabem porquê? Não traz ninguém de volta, não nos anima, não nos ajuda, nem suporto ter gente de roda de mim a dar os pêsames.

 

E hoje foi o dia em que o G fez exactamente o mesmo que eu, porque ele pensa como eu, embora não tenha sido propositado: a roupa não tem nada a ver com o luto que sentimos. Ele vestiu uma camisola vermelha por baixo do casaco, ninguém viu, nem interessa se é vermelha ou verde, é igual!

 

O luto é exactamente isso: uma luta interior, entre os sentimentos de perda e os de luta. Luto é lutar por um novo recomeço, o recomeço depois da perda, depois de deixar-mos de conviver, abraçar, beijar a outra pessoa.

Sei que antigamente todos se vestiam de negro, uma vida inteira - bem o vi com a minha avó -, mas para mim isso é um abuso. Não devemos carregar uma dor por tanto tempo, não nos faz bem, não é saudável! Mas bom, esta é a minha opinião.

 

 

8 comentários

Comentar post