Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

"Trabalho voluntário"?

Há uns dias perguntaram-me assim Gostas de trabalho voluntário?, eu disse que dependia do trabalho (pensei que era algo que tivesse a ver com o lar ou centro de dia da terra) e disseram Não queres fazer o cartaz das festas? e eu respondi logo De borla? Óbvio que não!.

 

Eu sei que faço cartazes para algumas entidades e que não cobro nada, até porque o pagamento que eu ganho delas é o de poder participar nas coisas ou para ajudar, como é o caso do lar de idosos. Agora um cartaz para as festas da terra, onde existem 3/4 entidades a organizar (desorganizando) os seus bailes, feiras, wtv? Não, obrigada!

As pessoas têm a tendência de pensar que os outros dão o "suor" do seu trabalho só porque sim. Mas enganam-se! Somos iguais aos outros, a diferença na cabeça de muita gente é que o nosso trabalho é mais livre, é mais descomplicado, é mais fácil. Mas enganam-se novamente!

 

Sempre ouvi histórias destas, mas achava que não eram verdade, que as pessoas não tinham o descaramento de ser assim, de pedir que alguém faça algo de graça só porque o faz bem e "não lhe custa". Só porque se trabalha por gosto, já quer dizer que não é preciso ser pago? Isso tem lógica? Claro que não. Mas é claro que a mentalidade de que um artista/designer não precisa ser pago pelo seu trabalho, porque é algo simples.

 

De qualquer das formas, eu sei bem que é só um cartazpara a tua terra e que deveria ajudar... só que não. Aceitá-lo seria humilhar-me, ser rebaixada, pisada e isso não vai acontecer. Ajudo quem precisa e não quem é forreta e só quer poupar uns trocos às custas dos outros. Dá trabalho fazer um cartaz, leva tempo e implica organização, implica ter de ouvir 3/4 entidades para fazer aquilo e se querem borlas, façam-nos eles no word ou no paint que fica mesmo impecável, bem com a relação preço/qualidade que querem. Os artistas (falando no geral e abrangendo qualquer área dentro da Arte) não são escravos!

 

» Créditos da imagem: DeviantArt

 

8 comentários

Comentar post