Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

A minha DSLR: Nikon D5100

Nikon D5100

 

Sempre que apareço com fotos mais trabalhadas por aqui, a questão levanta-se: que máquina é que usaste? Bom, verdade seja dita, é aquela pergunta que mais me irrita (sorry not sorry), porque quem faz a foto é a pessoa que está por detrás da máquina, não é o aparelho e por muito boa que esta menina seja, não é ela que cria composições e chega ao que eu quero. Era bom que fosse assim, eu sentava-me e ela fazia ~tudo~ sozinha! Sendo assim, perante tantas curiosidades, trago-vos aqui a minha menina para a conhecerem melhor e para vos dar (a quem não entende muito da coisa) algumas noções do aparelho. Psst... ela não morde!

 

Nikon D5100

 

Deixem-me já avisar-vos que isto vai ser um ~pouco~ longo por aqui.

Para os mais desatentos, provavelmente as fotos deste post (as da máquina) passam despercebidas, mas eu não usei o telemóvel desta vez. Fui ao fundo das minhas gavetas procurar a minha compacta para poder ter algo melhorzinho. Ajudou, não foi? Ainda bem.

 

Esta menina apareceu na minha vida  2 anos e só a comprei porque o meu curso me levou a isso. Era tão feliz com a minha compacta Olympus X-42, fazia-me fotografias fantásticas! Acreditam que ganhei um concurso de fotografia com ela? Contra pessoas que tinham equipamentos bem melhores que esta Nikon! Já lá vai o tempo... bom, eu estava a dizer que o meu curso me levou a adquirir esta menina, porque tinha cadeiras de Fotografia e como eu detesto pedir a máquina dos outros emprestada, com a compacta não ia lá, as da universidade estavam sempre requisitadas... lá atirei eu a mãozinha ao bolso e comprei-a.

 

Nikon D5100

 

A Fnac tem promoções fantásticas, então decidi aproveitar e comprei logo esta. Na altura ainda custava 799€, porque a D7100 saiu na altura e este era o modelo logo abaixo, então comprei-a por quase metade do preço. Como é óbvio, só trazia uma lente18-55mm, o que não é nada de especial, mas também não é nada má. Já consegui fotos fantásticas com ela e vocês até já viram muitas delas.

 

PORQUÊ NIKON E NÃO CANON? //

Não houve nenhum motivo em especial para comprar Nikon. Na secundária já tinha usado Canon, na universidade usava ambas, foi mesmo porque achei que era mais virada aqui para este lado. Isso de uma ser melhor que a outra... balelas! Há Nikon, há Canon, há Sony, há... mil e uma opções, apenas vos aconselho - tal como eu fiz - a pesquisarem muito, a compararem preços de diferentes lojas, a verem os packs excelentes que por vezes existem nas lojas, sei lá, pesquisem muito antes de comprarem.

 

E ESTE MODELO FOI PORQUÊ? //

Na altura a D3100 estava a 300 e poucos euros, para comprar algo mais fraco, sem a qualidade de vídeo que esta tem, achei que o melhor mesmo seria investir mais uns ~eurotes~ e comprar algo mesmo bom! Além disso, esta já tem opções que o modelo antigo não tem, como o ecrã que se pode colocar na posição que queremos.

 

Nikon D5100

Nikon D5100

 

Adoro fotografar, seja com o que for. Para este post usei a minha velha companheira, porque o telemóvel não estava a ajudar, mas provavelmente fotografo muito mais com ele do que com a Nikon ou a compacta (esta então). Apenas por uma questão de o ter sempre à mão e ser mais prático.

 

 

Bom, eu disse que vocês iam aprender algumas coisas e aqui está: vou mostrar-vos as diferentes ~perspectivas~ que uma 18-55mm vos pode dar e a infinidade de coisas que podem fazer/criar com ela, mesmo sendo uma lente normal.

 

Nikon D5100 - lente 55mm

 

Sou da opinião de que se estão a começar e não têm qualquer tipo de prática com DSLR ou até mesmo as compactas, que não as comprem. São demasiado caras, depois vocês não conseguem obter os resultados que esperavam e deixam-na num canto a ganhar pó. Por isso, se querem um conselho meu, comprem uma superzoom mais baratinha ou até mesmo uma compacta melhor e vejam o que vão conseguindo, depois logo arranjam dinheiro para algo melhor, caso a vossa já não vos preencha as medidas. Antes desta, tive 3 compactas, portanto... só as melhorei em termos de macro até chegar à Nikon.

 

Para quem gostar das minhas fotos ou das coisas que por aqui publico, pode passar na minha galeria do flickr - super actualizada agora - e ver o quanto melhorei ao longo dos anos (as minhas primeiras 5 fotos foram tiradas com a compacta).

//

 

Finalmente mostrei-vos a minha menina. Que dizem de vossa justiça?

44 comentários

Comentar post

Pág. 1/2