Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

Blogging Tips | Coisas que não gosto de ver em blogs

blogging-tips.jpg

Não sou uma blogger famosa, nem pouco mais ou menos, isso também não vem à balha agora. Quer dizer, para alguns até pode vir, mas são opiniões. Encontrei há uns tempos uma TAG que era para falar sobre coisas que não gostamos de ver nos blogs e sendo perfeccionista como sou, algumas fazem-me imensa confusão. Gosto de ter o meu espaço limpo e arrumado, porque para além de ser blogger, ser leitora é muito mais importante. Confesso que já deixei de ver blogs por ter coisas que eu não aguentava ver.

 

Layout simples e chamativo

Compreendo que achem que fica bem, mas ter um fundo azul florescente ou rosa ao fim de um tempo acaba por queimar os olhos. Para nós bloggers, não acontece muito porque passamos pouco tempo a ler o nosso próprio blog, mas para quem nos visita, se o conteúdo não os agarrar... acabam por ir embora logo!

Não tem de ser extravagante, nem como o meu, por isso não me interpretem mal. Podem ter um layout clean e minimalista, desde que seja apelativo para quem vos visita, porque, parecendo que não, é o vosso cartão de visita. Se têm algo à balda/desorganizado, não há quem mostre muito interesse a entrar lá, mesmo que o conteúdo seja interessante. Por experiência própria, acho que as pessoas gostam mais de entrar num lugar bonito do que num com pouco para mostrar. Não é preciso muito para o conseguir, mas se dedicarem umas horas a isso, fica resolvido. Pensem no header do vosso blog como se fosse para mostrarem a vossa personalidade. (E olhem que aqui pelo SAPO há gente com casas bem bonitas!)

 

Ausência de um Sobre mim // Não responderem a comentários

As pessoas quando chegam ao nosso blog gostam de saber quem é que lá escreve. Quer tenha uma descrição grande ou pequena, não interessa. Querem saber um pouco sobre nós, um pouco sobre o blog e um pouco sobre a história de ambos. Não quer dizer que tenhamos de dizer o nosso nome, idade e morada... podemos só dar umas dicas de quem somos como pessoa e do que trata o nosso blog. É algo que se vê muito pouco pelo SAPO e que às vezes é como se o dono do blog não quisesse contacto com os leitores.

E sobre contacto também temos os comentários. Quem é que gosta de comentar algo e ser ignorado? Então porque é que fazem isso aos vossos leitores? Todos gostam de comentar e ser bem recebidos na residência dos outros, por isso era de bom tom fazerem o mesmo para os vossos visitantes. A vontade que dá é de nunca mais lá comentar, porque para ter alguém que ignora os seus leitores, nem vale a pena perder tempo no blog deles.

 

Imagens fora do padrão // Falta de créditos nas imagens

Desta eu sou vítima! No início fazia isso, ainda ando a corrigir algumas para não deixar tudo desleixado, mas é algo que me faz imensa confusão e que dá comigo em maluca. Estar a ver um post, ter imagens de 200px de largura, entercalada com imagens de 600px chega a um ponto em que faz confusão, porque os olhos andam ali a esticar e a encolher. Antes não ligava a isso, mas um dia decidi passar uma vista de olhos por todo o blog e achei mesmo que aquilo não estava ali muito bem. Por isso, como podem ver, não condeno só os outros e depois de ler um post no WeBlogYou, soube que o correcto é ter as imagens do tamanho da tela do post.

Os créditos das imagens também são algo importante, por isso, se usarem imagens de alguém, metam o respectivo link a fazer referência, porque além de poder dar problemas, também não é correcto.

 

Texto injustificado // Erros ortográficos

Seja onde for, trabalhos, jornais, revistas... isto não é aceitável! Tudo bem que a internet é algo mais livre, todos escrevem como querem, mas textos por justificar? Não faz confusão?! Eu sou muito picuinhas, eu sei, mas o texto à balda é algo que nunca gostei, em qualquer contexto. Não é que desista de ver um blog por isto, mas perco um pouco a vontade de ler seja o que for, dá-me a sensação de que o post foi feito sem cuidado nenhum e além disso encontrar lá erros ortográficos é fatal! Com a possibilidade de ter um corrector automático na edição dos posts, escrever mal e não verificar se está tudo correcto no fim é mesmo desleixo, desculpem.

 

Anti-bots

Isso é uma coisa... que já não tem lógica. Eu tive isso, atenção! Felizmente houve uma menina muito simpática que disse qualquer coisa do tipo Não podes tirar isto? É que é muito chato. e eu tirei mesmo. Perdemos mais tempo a tentar acertar na "chave" do que propriamente a comentar e acaba por se tornar chato. Tem vezes em que vou comentar algo toda contente e quando vejo a "chave" fico logo aborrecida. E olhem que naturalmente já existe uma preguiça enorme de comentar as coisas.

 

Música em auto-play

Nos tempos de tumblr isto já me metia raiva e nos blogs então, até me faz subir paredes! Não usem isto, a sério. Não há coisa mais irritante do que entrar num blog e ter de "gramar" com a música que os outros gostam mas não ouvem. Sim, nós como bloggers não abrimos o blog para ouvir a própria música, basicamente obrigamos os outros a ouvir e a procurar desesperadamente pelo botão de STOP. Esqueçam!

 

Anúncios a produtos // A mesma notícia N vezes no feed

Como é tudo farinha do mesmo saco, fica tudo junto. Quem é que gosta de ver N posts no mesmo dia com o mesmo produto a aparecer no feed ou em todos os blogs que gostam de ver? Ninguém, porque aborrece. Quem é que gosta de ver a mesma notícia, a mais badalada do dia, a ser falada em N blogs no mesmo dia (como foi o caso do vestido preto e azul)? Ninguém, porque ao comentarmos num blog, já não nos vamos dar ao trabalho de estar a falar do mesmo em todos os outros.

 

Quanto a vocês, o que é que vos incomoda mais de ver num blog?

 

 

74 comentários

Comentar post