Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

Dicas para quem vai morar sozinho

 

Morar sozinho ou com colegas de casa que nunca convivemos na vida, é sempre uma mudança complicada. São novos hábitos numa nova casa, onde aprendemos a nos conhecer, a conhecer os hábitos de quem habita connosco, a ter de lidar com situações que desconhecemos de todo porque não fazíamos nada disso em casa dos nossos pais, como as compras, as despesas do mês ou simplesmente fazer comida.

Sendo esta uma altura em que grande parte dos jovens vai para a universidade, saem debaixo das asas dos pais e não sabem no que se estão a meter morando sozinhos/com colegas de casa, aqui ficam algumas dicas que considero essenciais à sobrevivência nessa nova fase das vossas vidas e que eu própria aprendi quando estive na universidade.

 

Devemos comprar sempre o pack grande papel higiénico de 2 folhas

Sim, eu começo pela necessidade básica: papel higiénico. O meu maior erro na altura era comprar uns packs pequenos, de 6, com 1 folha só, pensando eu que era mais barato e não gastava assim tanto papel. Errado. Gastamos realmente muito papel, nunca nos damos conta disso e ainda por cima é algo que deve ser bom, por isso 2 folhas é muito bom e os packs grandes (Continente ou Pingas) chegam para isso, são mais baratos e não levamos a vida no supermercado/mercearia a gastar mais dinheiro em papel, sem necessidade disso.

 

Detergentes: bom e barato não existem!

Eu tinha a péssima mania de comprar detergentes (de qualquer tipo para qualquer área) o mais barato possível, mas acabavam por se gastar mais depressa, não deixavam as coisas limpas como eu queria, nem ficavam com um cheirinho agradável, assim que comecei a usar detergentes decentes - como os da mamã - o dinheiro para essas coisas era bem gasto, rendia por muito mais tempo e faziam o que lhes competia: limpar. Por isso lembrem-se: detergentes bons, custam dinheiro, mas valem cada cêntimo.

 

Cozinhar não é um bicho de 7 cabeças

Era o que eu achava (interessante como caí em todos estes erros eheh)! Eu nunca tinha cozinhado em casa, porque a minha mãe não deixa ninguém se chegar à cozinha e então foi como experimentar brinquedos novos. Dava-me ao trabalho de ir à Internet, pesquisar receitas ou como se faziam os pratos, ou então ligava à minha mãe e dizia-lhe como é que se faz...? E ela lá explicava, toda contente. Se tiverem colegas de casa que saibam cozinhar, peçam dicas! É melhor do que incendiar a casa. Por isso, tomem nota: ligar à mãe, pesquisar na net ou pedir ajuda às colegas de casa. Tudo se resolve!

 

Pagar as contas a tempo e horas!

Como morava com mais 3 raparigas, tínhamos uma responsável pelas contas que colocava num quadro o dinheiro que se tinha de pagar a dividir por todas e o prazo até ao qual tínhamos de pagar, se não déssemos o dinheiro até aí, essa pessoa em falta teria de pagar tudo e se passasse do prazo do pagamento, teria de ser ela a pagar os juros. Não caiam no erro de emprestar dinheiro à colega de casa, só porque ela, coitadinha, afirma que não tem como pagar. Nunca gostei de gente encostada e as contas da casa é uma responsabilidade, por isso mesmo devem ter sempre dinheiro de parte para isso (se têm para o tabaco, devem ter para as contas, digo eu!).

Se morarem sozinhos, este tema é fácil de controlar, basta ter uma caixinha com dinheiro de parte para as contas do mês (normalmente giram sempre à volta do mesmo valor) e as coisas orientam-se bem.

 

Quando o gás acaba, alguém tem de pedir, mas não sejam sempre vocês.

Isto é para quem vai morar/mora com outras pessoas: não sejam sempre vocês a pedir o gás, a não ser que seja a tarefa da casa que vos cabe. Porque é assim, há gente encostada, que normalmente prefere deixar isso para os outros, porque é muito chato ficar em casa entre X horas à espera de um senhor que leva o gás à porta e vocês só têm de pagar. Eu sei, é estúpido ser uma tarefa chata quando é para o nosso bem, mas as pessoas encostadas são assim... e quando apanham alguém que lhes faz as vontades, é no que dá.

 

As tarefas domésticas contam como aprendizagem na vida

Pois é, muita gente não o faz em casa ou então faz, mas quando chega a uma casa própria aborrece-lhe ou quando é partilhada, prefere deixar isso para os outros. No ano passado, por esta altura, calhou-me aturar uma menina dessa que sujava mais do que limpava e disse-me não vim para a universidade para tirar um curso de limpezas. Escusado será dizer que lhe correu muito mal a vidinha a partir daí, porque eu não vou nada com gente porca (e encostada...) e ter de aturar uma menina de 19 anos a dizer-me isto, sinceramente tem tanto de estúpido como de mal educado, mas pronto, apenas não sejam assim e aprendam que faz parte do crescimento de uma pessoa aprender a limpar o que suja, arrumar o que desarruma e se mora com outras pessoas, deve ter mais atenção ainda a isso.

 

Usar as coisas dos colegas sem autorização

Se vão morar com outras pessoas e elas nunca vos deram autorização para usar as coisas delas: nem tentem! Se fosse comigo, eram logo apanhados, enxovalhados e nunca mais o repetiam, isso vos garanto. Odeio que usem as minhas coisas sem me pedirem, sejam elas o que forem, até pode ser um cotonete ou um fósforo. A artista aí da dica de cima só não lhe chamei santa, porque, de resto, fui com tudo!

 

Tracem uma rota rápida para irem de casa à faculdade, sem gastar muito dinheiro ou a pé.

Îsto foi das primeiras coisas que fiz no primeiro mês que estive na univ: escolher o caminho mais rápido a pé e saber quais eram as paragens de autocarro caso fosse preciso. Levei algum tempo até aprender alguns atalhos, experimentei imensas ruas, mas depois encontrei um caminho perfeito a pé, que levava apenas 7min. até chegar à univ. Dava imenso jeito para quando me atrasava ou para sair de casa um pouco mais tarde (aquelas manhãs aborrecidas... ou de muita chuva!).

 

Fazer uma lista para as compras do mês.

É importante - super importante - respeitar a lista e colocar todos os elementos essenciais e tudo o que falta na despensa. Na minha casa era sempre eu que tinha mais comida, porque fazia as compras do mês e todas as semanas tentava comprar os "essenciais" que ficavam em falta (pão, massas, iogurtes, ...) e há aqueles que devem estar sempre na despensa: salsichas e atum. Ah, tal como os detergentes, devem ter em atenção que para poupar não precisam comprar comida má ou rasca, tudo bem que salsichas, atum, massas, iogurtes ou o papel de cozinha/higiénico podem comprar das marcas dos supermercados, porque são bons, tal como outros itens que sabem que são bons, mas comprar coisas más por ser barato, esqueçam isso. O barato sai caro.

 

Apontar todos os nossos gastos.

Eu costumava ter um caderninho onde apontava o dia em que pagava X conta e quanto foi, colocava os talões de compras para fazer as contas ao final do mês, colocava os talões dos materiais escolares, etc. É importante apontarmos essas coisas para termos uma noção do que gastamos e onde gastamos.

 

Se não gostam de passar a ferro... esta é boa!

Para aqueles que se aborrecem ou não gostam, fica a dica: estendam a roupa o mais esticada possível, sem vincos e vão ver que sai perfeita do estendal. Se a forem vestir e estiver amarrotada, têm bom remédio: ligam o ferro, abrem a tábua ou colocam a roupa em cima da cama e passam num instante.

 

E por aí, que dicas têm para partilhar?

42 comentários

Comentar post

Pág. 1/2