Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

És original? Ou não passas de mais um?

És original? Ou não passas de mais um?

 

No tempo em que estamos, praticamente tudo já foi criado, recriado, falado e repetido imensas vezes, mas aquilo que nos distingue a nós dos outros é a nossa originalidade, a nossa capacidade de sermos verdadeiros com os outros e connosco mesmos.

Nisto dos blogs a coisa funciona da mesma maneira: se não fores verdadeiro contigo, com o teu blog, com as pessoas que te rodeiam, nunca chegarás a ganhar credibilidade e irás andar a acreditar nas tuas próprias mentiras, uma vez que primeiro o blog deve ser para ti e só depois para os outros. Deves falar do que gostas, partilhar o que gostas e não as coisas que os outros fizeram e gostaram.

 

Fiz uma pequena pesquisa antes de começar a escrever este texto, uma vez que é algo que normalmente se fala por aqui, e, felizmente, encontrei um post maravilhoso da Marta (Olá, Marta, estás aqui!), que eu ainda não tinha lido - falha minha - em que ela diz de forma curta e grossa (como eu gosto) não copiem, sejam originais! e fala exactamente sobre a mesma coisa, portanto eu vou citar algumas frases dela, mas podem lá ir cuscar o post inteiro.

 

Sempre que vejo blogs novos, fico de pé atrás quanto ao que de lá vai sair e, muito sinceramente, são raras as vezes em que me engano. Desde andarem de blog em blog e copiar aquilo que os outros escrevem, a copiarem todo um visual/organização que existe noutros blogs que vêem. A minha questão é: porquê? Se viram um assunto que gostam e, como a Marta disse e bem, com algumas palavras da vossa autoria, conseguem tornar um assunto igual, num texto ligeiramente diferente, porque é que insistem em copiar o texto, as imagens e colocar no vosso blog? Dá menos trabalho, não é? Então só podem querer que o vosso blog tenha um aspecto de "repost" ao invés de um blog que as pessoas gostem e queiram visitar. Isso torna-vos desinteressantes e o vosso blog não tem qualquer tipo de valor, logo ninguém gosta de lá ir, ainda para mais corre o risco de estar a ler o que publicou ou o que os amigos bloggers publicaram. Mesmo que coloquem o link para a fonte, só dá nisto: publicidade para o blog original e descredibilização do vosso. O que é tudo menos bom.

 

Normalmente nunca estendo a mão a este tipo de pessoas (sim, eu sou má pessoa), se me estão a "usar", porque raio é que os vou ajudar? Merecem-no ou fizeram por isso? Não. O único "conselho" que vos posso dar é (vou ser boa pessoa agora): se querem copiar alguém, não se dêem ao trabalho de lhe ir pedir ajuda para melhorarem o blog em aspecto e temática, porque vai correr MUITO mal, além de ficarem mais mal vistos do que aquilo que já estão. Ah, esperem, só mais dois: se querem que o vosso público (óbvio que querem!) vos valorize e valorize o vosso espaço tentem, pelo menos TENTEM, falar por vocês e não pelos outros, afinal também devem ter uma opinião própria sobre os assuntos ou não? Nos posts usem uma imagem distinta, isso já vai fazer uma GRANDE diferença e conseguem ser vocês, porque procuraram algo que tinha a ver com o post e com o vosso gosto pessoal. Se seguirem isto, conseguem dar mais de vocês a quem vos lê e isso já faz toda a diferença.

 

Depois deste sermão todo, espero que os peixinhos que andam por aí a navegar, sem rumo, comecem a abrir os olhos, a parar um pouco para reflectirem e perguntarem a vocês mesmos: como quero o aspecto do meu blog?, do que é que eu gosto?, que temas posso falar aqui?, como posso encontrar/tirar melhores fotos?, como posso divulgar o meu espaço?, o que é que as pessoas gostam de ver num blog?, etc., porque ninguém aqui anda a comer gelados com a testa e se pensam que conseguem safar-se com essa ideia "maravilhástica" de usar os textos e imagens de outros blogs e meter no vosso como se fosse uma partilha no facebook, estão muito enganados.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Vanessa 22.09.2015

    É mesmo, Sofia. Eu tenho ajudado algumas pessoas por aqui, nesse aspecto, mas não tenho cobrado nada, até porque prefiro ir ganhando experiência e só depois é que penso nisso. Mas é tão triste ver essas coisas, até porque nós fazemos o que nos pedem, dentro das nossas capacidades e depois vai lá outro criticar e nem defendem o que aceitaram? Acho demais.
  • São pessoas sem noção e que não valorizam o trabalho dos outros, pensam que isto é canja e não dá trabalho, mas a verdade é que são imensas horas a trabalhar nquilo.
    Mas enfim.. -.-
  • Imagem de perfil

    Vanessa 22.09.2015

    É aquilo que eu tenho falado imensas vezes por aqui, por ser um hobbie, por ser algo que gostamos e sabemos fazer, acham que é fácil e que não deve ser pago, nem valorizado. Se fosse fácil, todos faziam e era um descanso, não tinham de pedir nada a ninguém
  • ora nem mais :D
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.