Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nuages dans mon café

Quotidiano, inspirações, fotografia, filmes e outras coisas.

nuages dans mon café

Movie Review | Still Alice

 

 Still Alice, 2014

Still Alice ou em português O meu nome é Alice é um filme que retrata como o Alzheimer precoce abalroa a vida de uma mulher de 50 anos, Alice Howland, mãe de 3 filhos, com um casamento feliz e que é professora universitária de linguística. Começa por se esquecer das palavras, depois dos encontros e de onde está, até que chega a um ponto em que precisa a todo o custo de se manter ligada a si própria.

 

É uma história comovente, embora não tenha chorado, mas é assustador ver como é que uma doença assim começa a atingir uma pessoa, a fazê-la perder-se, a esquecer-se do que foi, do que é, de quem é a família, de onde estão as coisas. A certa altura do filme, ela diz que preferia ter cancro. Não sei até que ponto ela pode estar errada, mas ter cancro é saber-se doente, sentir-se doente, tentar lutar para se curar e vencer. O Alzheimer não tem grande fuga. Por muito que se lute, por muito que se tente viver, não somos capazes. As memórias falham e tudo falha. Deixamos de ser nós e passamos a ser qualquer coisa. Até que ponto naquela afirmação ela está errada? É pior ter cancro, mas saber quem são os nossos e quem somos ou é deixar de conhecer tudo o que conhecimos? É um dilema do caraças!

 

O Alzheimer é quase como algo oculto ainda. Pouco se sabe, pouco se divulga. Quantos é que sabem os riscos desta doença, os sintomas, se é genético ou não? Falo por mim, encontro pouca informação ou quase nenhuma onde quer que vá. Vemos coisas sobre acidentes rodoviários, sobre o álcool, sobre o cancro, sobre os diabetes, sobre a gripe, etc. e as outras doenças? Os outros problemas? Tenho para comigo que existe uma grande falha no sistema de saúde, não sendo só os problemas hospitalares e de urgências, na divulgação de informações importantes para os utentes. Há coisas que deviam mudar bastante.

 

Ah! Não me esquecendo disto. O óscar da Julianne Moore foi muito bem atribuído. Ela faz um papel fantástico neste filme e se eu achava que o Eddie Redmayne tinha feito um papelão, que o óscar tinha sido super bem atribuído, não me admiro deste também ter sido. Desempenhar estas duas doenças da forma como eles o fizeram, vale muito.

 

Classificação do IMDB: 7,5/10

Classificação nuages dans mon café: 9/10

22 comentários

Comentar post